segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mão na massa

O segredo do pão macio e crocante e muito carinho na produção da massa


É difícil encontrar quem não goste de um pão, quentinho, com manteiga e geralmente o café da manhã não começa sem ele.
O padeiro tem papel fundamental para que possamos nos alimentar com o pão nosso de cada dia. Uma profissão que existe desde os primórdios, tempos, quando o homem era nômade,ou seja, é uma das profissões mais antigas do mundo. A receita do pão era como um segredo, passado de geração em geração, por isso a profissão era muito valorizada e comparada a artistas, arquitetos e intelectuais da época. Na maioria das vezes, quando um padeiro vinha a falecer eram feitos monumentos em sua homenagem, em Roma.

Nos dias de hoje ainda é uma profissão de extrema importância, pois o pão é um alimento base na vida do brasileiro e o padeiro faz com que a manhã de muita gente seja mais gostosa. A rotina do padeiro é difícil. Eles começam a trabalhar ainda de madrugada e enfrentam muito calor na beira do forno durante horas.

Segundo o padeiro João Lourenço, as principais características para ser um panificador são: o gosto por culinária, o interesse em aprender novas receitas, a capacidade de organização, observação e responsabilidade.
Como não estamos no tempo dos nômades, onde o segredo não podia ser revelado, João conta que o maior dos segredos para um pão macio, crocante e bem gostoso é fazer a massa com carinho e dedicação. João é padeiro há 30 anos e se diz muito feliz na profissão.

Cofira a entrevista com o padeiro no vídeo abaixo.






padeiro
Enviado por congressoamce. - Ver mais videos da vida universitária